Catarina, a Grande. Retrato de uma mulher

Livro: Catarina, a Grande. Retrato de uma mulher

Autor: Robert K. Massie

Editora: Rocco





Mais uma da série de biografias, Catarina conta a história da última imperatriz da Rússia que deixou marcas sem precedentes no país. Um dos feitos da Imperatriz é um dos assuntos mais falados na política internacional nos dias de hoje: A Crimeia. Que foi anexada por Catarina em 1783, nove anos após a mesma ter ganho independencia do Imperio Otomano com a ajuda da Rússia.

O livro é dividido em sete partes: Uma princesa germanica, Um casamento infeliz, Sedução maternidade e confronto, Chegou a hora!, Imperatriz da Rússia, Potemkin e favoritismo, Meu nome é Catarina Segunda.E conta toda a trajetória da menina Sofia até se tornar Catarina a Grande.

A princesa alemã que foi levada a Rússia para se casar com o sobrinho da Imperatriz Isabel e manter a dinastia Romanov. Aprendeu cedo a língua russa e se converteu a religião ortodoxa. Sofia estava encantada com a ideia de ser imperatriz.
Porém seu futuro marido, Pedro, tinha sérios problemas de confiança, e por ter sido criado por um tio, e devido a saude fragil, não era uma pessoa normal.

Sofia suportou todo o sofrimento e a distancia da família e de sua terra natal pensando na coroação de Pedro. Mas a Imperatriz Isabel era forte e morreu já com idade avançada. Pedro que não era simpatico ao povo assumiu o poder, e logo pessoas ligadas a coroa começaram a tramar a subida ao poder de Catarina através de um golpe.

Ao longo do livro, detalhes da vida de Sofia, e depois Catarina são revelados atraves de cartas que ela escrevia a família e aos amantes que conseguiram ser resgatadas. 

Catarina era amante das artes e financiou a ida de diversas obras para São Petersburgo. O Museu Hermitage começou como uma coleção particular da Imperatriz. 

Ela também tinha grande admiração por filosofos iluministas ocidentais como Voltaire e Diderot, e financiou a ida de Diderot para São Petesburgo, onde ele escreveu parte da Enciclopédia, sua principal obra.

O livro é longo, a história de Catarina é contada em 620 páginas, mas é uma leitura rápida e gostosa. E o mais fascinante é que se trata de uma história real com todas as caracteristicas de um filme hoolywoodiano. Amor, traição, inveja, ciúme, golpe....E aproxima a Grande Imperatriz as mulheres normais.


Melhor preço: Livraria da Folha

Nenhum comentário

Postar um comentário

© Rodapé de Livros - Todos os direitos reservados.
Criado por: Thayz e Isabella.
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo