O Hobbit

Título: O Hobbit



“Numa toca no chão vivia um hobbit”, assim começa a agradável narrativa de Tolkien nessa obra declaradamente infantil.

“Leia pra você ver o filme comigo”, assim começa a MINHA história com essa agradável narrativa de Tolkien. Trago hoje “O Hobbit”, mais uma adaptação literária para o cinema que está para estrear.



Meu namorado, um grande fã Tolkiano, e de aventuras na Terra Média, pediu que eu lesse o livro antes da estreia do primeiro filme. Confesso que comecei a ler a contragosto, pois o volume único do Senhor dos Anéis foi um dos poucos livros que eu abandonei na vida.  Também não gostei dos filmes, apesar de toda a beleza de fotografia, figurino, etc. (É lindo gente, não nego, mas é altamente bocejante).

Para minha surpresa, li o livro todo em 5 dias (contra um mês inteiro presa no prólogo do Senhor dos Anéis). A linguagem é simples, devendo-se ao fato de ser um livro para crianças. Porém é bem elaborada. E é um livro de aventuras.

O protagonista, o hobbit Bilbo Bolseiro, um dia recebe a visita do mago Gandalf, e de doze anões, que fazem uma festa em sua toca, sem aviso prévio.

Somente depois, Bilbo descobre que está sendo convocado a ir em uma missão. Resgatar o ouro que Smaug (um dragão) esconde em uma montanha.

Nem Bilbo nem os doze anões entendem por que ele deve ir junto, mas Gandalf convence a todos que Bilbo é um ótimo ladrão, e será vital sua presença na empreitada.

No decorrer da missão, acontece o ponto de partida para O Senhor dos Anéis, e maior sacada de todos os tempos de Tolkien. É nesse livro que o primeiro contato com O anel acontece. Bilbo o encontra nas profundezas do reino dos orcs, onde Gollum também aparece pela primeira vez.

Os anões a algum custo conseguem chegar até a montanha, passando por varias situações de apuros, e enfrentam o dragão Smaug.

Encerro por aqui a história, devido a spoilers tanto do livro, quanto do filme que será lançado semana que vem.

Porém a história é muito envolvente, cheia de aventuras, e na minha humilde opinião, mais atrativa que sua sucessora. =)

Onde encontrar pelo melhor preço hoje: Martins Fontes - R$ 19,90


Mais sobre a história: "O Hobbit - Uma jornada inesperada", "A Desolação de Smaug", "A Batalha dos cinco exércitos"





Particularmente acho um exagero 3 filmes, para um livro que não tem nem 300 paginas, mas ok né?! Viva a industria hollywoodiana...

Nenhum comentário

Postar um comentário

© Rodapé de Livros - Todos os direitos reservados.
Criado por: Thayz e Isabella.
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo