[RESENHA] Estado Islâmico - Desvendando o exército do terror

Livro: Estado Islâmico - Desvendando o exército do terror

Autores: Michel Weiss e Hassan Hassan

Editora: Seoman








Ganhei esse livro de aniversário, pode parecer estranho, mas a pessoa que me deu acertou em cheio. Amo ler sobre o Oriente Médio (acho que vocês já perceberam) e entender o conflito que assola a região não é nada fácil. 

Esse livro é um lançamento da Seoman, e como eu tinha que fazer uma resenha crítica pra uma aula da faculdade, ele foi o escolhido. 

Abaixo, vou compartilhar na íntegra a resenha que eu entreguei valendo nota. Espero que vocês gostem =)


O exército do terror

Isabella de Vito

“O exército do terror estará conosco indefinidamente” é com essa previsão que o jornalista Michael Weiss e o analista político sírio Hassan Hassan terminam o livro “Estado Islâmico: Desvendando o exército do terror”.

Com ampla experiência no Oriente Médio, os dois conversaram com membros do Estado Islâmico e pessoas ligadas ao governo de Bashar-al Assad, al-Maliki e Khamenei. E como uma grande reportagem especial, explicam os conflitos que deram abertura para o surgimento de grupos insurgentes e as estratégias usadas pelo EI para recrutar combatentes.

A longa luta sectária entre xiitas e sunitas, que culminou com a invasão do Iraque pelos Estados Unidos na ditadura de Saddam é o foco principal da discussão, assim como a alternância de poder no Oriente Médio entre Irã e Iraque.

Originário como uma célula da al-Qaeda do Iraque, o Estado Islâmico soube usar com inteligência os erros da Guerra do Iraque para se tornarem o grupo terrorista mais perigoso do mundo.

A “onda” de recrutamentos principalmente de estrangeiros é comparada pelos autores ao nazismo de Hitler. Com um grande domínio de redes sociais como facebook, twitter e Zello, o EI recruta jovens de forma hipnótica.

Outro ponto importante para entender a Guerra Civil Síria, que já dura há 4 anos, é o fato de al Assad ter facilitado a entrada de grupos terroristas para o seu território, com o objetivo de “vender” ao Ocidente uma imagem de que apenas ele pode resolver o problema. Com outras palavras, Assad plantou a destruição em seu território para manter sua ditadura.

Os autores mostram também que a política norte-americana falhou no pós-guerra no Iraque e ajudou o terrorismo a se estabelecer entre a fronteira com a Síria.

Apesar de muito bem escrito, o livro aborda um tema muito complexo e que necessita de um conhecimento prévio sobre conflitos no Oriente Médio para poder ser entendido. Não sendo assim o livro ideal para quem quer entender pela primeira vez a Guerra. 

Melhor preço: Amazon R$ 26,60

2 comentários

  1. Parabéns pelo ótimo texto! Você pode recomendar outros livros sobre o tema?

    ResponderExcluir

© Rodapé de Livros - Todos os direitos reservados.
Criado por: Thayz e Isabella.
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo