[RESENHA] Eu sobrevivi ao Holocausto

Livro: Eu sobrevivi ao Holocausto

Autor: Nanette Blitz Konig


Eu ouvi falar da historia da Nanette pela primeira vez no documentário Marcas Indeléveis, que a Isa me mostrou. (Assistam, por favor!) No documentário, ela e outras sobreviventes do Holocausto contam brevemente sua história. É muito interessante, eu achei incrível!

Qual não foi minha surpresa quando me deparei na Saraiva com um banner do lançamento do livro dela?! "Eu sobrevivi ao Holocausto" foi lançado em agosto desse ano, e ela estava lá na Saraiva para a festa de lançamento.

A gente fica meio sem saber o que dizer para uma pessoa que sobreviveu a tantos horrores, mas só posso dizer que ela foi super gentil e simpática comigo, e com todo mundo que estava lá. Foi bem legal.




Demorei um pouco para finalmente ler o livro, mas nesse fim de semana fui viajar, e levei ele comigo, achando que não terminaria de ler antes de chegar em casa de volta, no domingo. Me enganei. Li inteiro no sábado, quase que de uma vez só! É muito bom!

Eu que gosto de relatos sobre a Segunda Guerra, já ouvi de algumas pessoas que as histórias são praticamente todas iguais! Como assim?!

Cada história tem suas paixões e temores, além de uma absurda superação! Cada um que leio, me emociona mais! Não seria diferente com a história de Nanette!

Ela conta como seu pai decidiu não fugir ou se esconder, e como sua família foi presa em 1943 e enviada para o campo de transição de Westerborck, onde permaneceram durante alguns meses, antes de serem enviados para Bergen-Belsen.

Em Bergen-Belsen, seu pai morreu, e seu irmão e sua mãe foram enviados para outros campos. Ela se ve sozinha, e fragilizada sem a companhia da família. O único rosto conhecido que encontra é o de Anne Frank (pouco antes de morrer), que tinha sido sua amiga no Liceu Judaico, na Holanda.


Nanette fala como ficou insustentável permanecer em Bergen-Belsen, principalmente após a chegada dos judeus que vinham de Auschwitz.

Ela conta sobre a liberação do campo, e como muitas pessoas morreram após a liberdade, pois seus organismos não suportaram a comida que comeram.

Como falava inglês, ela pode ajudar na comunicação e na retirada de todos os judeus do campo. Ela conta como foi difícil sua vida, após o fim da guerra, e como foi que se reconstruiu. Nanette casou-se e mudou-se para o Brasil, onde vive ainda hoje.

Trabalho em uma escola localizada em um bairro de São Paulo conhecido por uma grande comunidade judaica. E desde que conheci a história da Nanette, fico me perguntando se algum dos meus alunos não pode ser neto ou parente dela, de alguma forma...


“Escrevo este livro em prol da liberdade e da tolerância” – é assim que ela termina seu relato. Vale a pena ler.

Onde encontrar pelo menor preço hoje: Amazon - R$21,90

Nenhum comentário

Postar um comentário

© Rodapé de Livros - Todos os direitos reservados.
Criado por: Thayz e Isabella.
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo